Compass

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Nós não somos medidos pelo que nós somos, mas pela percepção do que nós parecemos ser; não pelo que nós dizemos, mas como nós somos ouvidos; e não pelo que nós fazemos, mas como nós parecemos fazer.
(Anônimo)

Feedback 360 Graus

O que é?

Feedback 360 graus é um processo no qual um indivíduo é avaliado por seu superior, pelos seus pares, pela sua equipe, por si próprio (auto-avaliação) e, algumas vezes, até por clientes e/ou fornecedores.

Para chegar ao processo de 360 graus a empresa precisa ter a cultura da avaliação (feedback formal) muito madura, tanto para líderes, quanto para liderados. Lembrando que o processo de avaliação é feito para desenvolvimento das pessoas, na melhoria das competências técnicas, organizacionais e pessoais, e também na relação entre líderes e subordinados, pares, fornecedores, clientes, etc.

Como funciona

Após o desenho da pesquisa, que é baseado nos valores, cultura da organização e no modelo de competências da empresa, ela será aplicada tanto ao avaliado quanto às outras pessoas da equipe selecionada (para cada avaliado), e deve ser respondida dentro de critérios de honestidade e respeito.

O processo é dinâmico, fácil de aplicar, sigiloso e com credibilidade, realizado entre profissionais pertencentes ao mesmo círculo de influência empresarial, isto é: clientes, superiores, parceiros, fornecedores, subordinados e o profissional em foco.

Cada participante recebe um login, pessoal e intransferível, para acessar o sistema e responder facilmente às questões relativas a cada competência. Se for feito via papel, cada participante preencherá o documento e, ao final, o depositará em uma urna ou local previamente definido.

Vantagens de sua implementação

Após a utilização em diversos clientes, apresentamos as principais características desta sistemática de avaliação, comparativamente à avaliação tradicional envolvendo o líder e seu liderado.

  • Justiça
    Menos notas infladas artificialmente, impacto menos adverso sobre grupos minoritários e mais salvaguardas.
  • Exatidão
    Viés pessoal menor e ponto de vista mais equilibrado.
  • Credibilidade
    Maior credibilidade devido ao respeito pelos colegas de trabalho – Meu chefe pode estar errado, mas como todas essas outras pessoas podem estar enganadas?
  • Valor
    É provável que os colegas de trabalho sejam mais específicos no feedback comportamental.
  • Motivação
    A pressão dos pares motiva as mudanças de comportamento.
O que você recebe

O participante recebe um relatório individual que inclui uma comparação de todas as avaliações feitas por competência focada, por pessoa convidada. Inclui também gráficos com as respostas numéricas e os comentários realizados pelos convidados.

Neste relatório o participante também recebe um modelo de Plano de Ação com algumas recomendações da Compass de como reforçar as competências já presentes em suas ações e outras a serem desenvolvidas. Inclui também uma pequena lista bibliográfica para se aprofundar nos assuntos focados.

O diferencial da Compass

As possibilidades de se conseguir resultados somente com a implementação de uma ferramenta informatizada, atualizada, ágil, etc., são muito pequenas se considerarmos que o ato de “avaliar” é uma ação subjetiva, pontual e humana. Ou seja, humanos “avaliando” humanos.

Desta forma, é fundamental o treinamento junto a todos os envolvidos na prática de dar e receber feedback. Se isso não for pensado e viabilizado previamente, a implementação será um fracasso total.

Para que isso não aconteça, a Compass irá preparar os envolvidos antes e durante o processo e, opcionalmente, fará o monitoramento dos planos de ação, que são os compromissos individuais e corporativos assumidos pelos envolvidos. O monitoramento poderá ser feito inclusive com programas de Coaching. E eles envolvem tanto os líderes (participantes do processo) quanto os convidados (superiores, equipes, pares, clientes e fornecedores).

Resultados esperados

Abaixo alguns dos resultados esperados em uma avaliação 360 Graus:

  • Analise da performance e das competências que precisam ser desenvolvidas.
  • Comparativo de evolução do profissional antes e após o processo de 360 graus.
  • Criação de um plano de desenvolvimento de Recursos Humanos para cada profissional.