Compass

(11) 98369-7398 contato@compassconsult.com.br

Desenvolvimento de Líderes

O líder deve ter a flexibilidade pessoal e a gama de habilidades necessárias para variar seu comportamento, sabendo identificar a realidade do seu ambiente.
(Hersey e Blanchard)

Desenvolvimento de Líderes

Se é fácil dizer aos gestores que devem aplicar essa premissa, difícil é colocá-la em prática. Boa parte dessa dificuldade localiza-se nas crenças e concepções que os líderes têm a respeito de seu papel e função.

Se em outros tempos, flexibilidade era uma condição de eficácia da liderança, nos tempos atuais e futuros, em que a diversidade de contextos e situações é enorme, é um fator decisivo da competência gerencial.

A maior parte dos gestores tem que enfrentar, em determinado momento da sua carreira, um desafio de desenvolvimento da maior importância: desempenhar funções de liderança.

O conhecimento do negócio, o domínio das ferramentas de gestão, a capacidade de definir os objetivos e de maximizar os recursos, não são suficientes para ter sucesso, à medida que aumentam as responsabilidades profissionais.

É preciso ter a capacidade de assumir a liderança da organização, de uma área ou de uma equipe. As funções de liderança não se opõem às funções de gestão: complementam-nas.

Os líderes são capazes de tomar decisões solitárias ou de construir projetos e estratégias com a participação dos colaboradores; os líderes apontam o rumo e mantém a orientação mesmo em momentos de crise; comunicam as idéias com eficácia e, sobretudo, conseguem construir relações de confiança que levam à adesão sincera das pessoas.

De acordo com os especialistas, não existe um único modo (estilo) melhor de liderar pessoas/equipes. A eficácia da liderança recai sobre três competências fundamentais:

Principais benefícios

Para os participantes:

  • Obter competências fundamentais para o desenvolvimento curricular e de carreira;
  • Preparar-se para assumir funções de maior responsabilidade aos níveis táticos ou estratégicos;
  • Melhorar a coesão, a motivação e o desempenho da equipe de trabalho.

Para a empresa:

  • Reforçar o alinhamento das pessoas em relação à missão, valores, estratégia e objetivos da empresa;
  • Envolver os colaboradores nos processos de mudança e nos objetivos operacionais;
  • Elevar a eficácia e a eficiência das equipes e a competitividade da empresa.
Foco deste trabalho

Todos os programas desenvolvidos e coordenados pela Compass visam atender as necessidades de cada cliente e são desenhados levando-se em consideração o momento da empresa, seus princípios e valores, seus desafios e metas estratégicas que estão empenhadas em atingir.

O que você recebe

Na finalização do Programa de Desenvolvimento de Líderes, a Compass elabora um relatório final detalhando suas percepções sobre o grupo, um resumo do perfil do grupo, suas fortalezas e áreas a serem desenvolvidas através do monitoramento de seus superiores e/ou coaching individual.

Resultados esperados
  • Integração
  • Melhor clima organizacional
  • Comprometimento
  • Cumprimento de metas e objetivos
  • Valorização do cliente e parceiros
  • Inovação de gestão