Compass

(11) 98369-7398 contato@compassconsult.com.br

Pesquisa de Clima Organizacional

Torne-se um possibilitador. Não importa o quão escuro as coisas pareçam ser ou realmente sejam. Levante sua visão e veja possibilidades – veja-as sempre, pois elas sempre estão lá.
(Anônimo)

Pesquisa de Clima Organizacional

O que é?

É a mensuração da qualidade do ambiente de trabalho, tal como é percebida, direta ou indiretamente, por quem vive ou trabalha nesse ambiente e que influencia sua motivação e comportamento.

A Pesquisa de Clima é uma excelente ferramenta de diagnóstico – e de desenvolvimento organizacional – que gera uma base de dados objetiva e criteriosa, útil para a tomada de decisão nas práticas empresariais e na gestão de pessoas.

Auxilia também na criação ou revisão de ações estratégicas, melhoria nos processos, na gestão e, principalmente, visa fortalecer a saúde da organização – em todos os aspectos.

Como é aplicada a Pesquisa de Clima

A pesquisa é estruturada sob medida para cada empresa. Pode ser aplicada tanto em questionários em papel como através da Internet. Eventualmente, pode ser conduzida através de entrevistas previamente elaboradas.

Todo material a ser distribuído leva em consideração os traços culturais da empresa, o momento da organização, seus objetivos estratégicos e o perfil de seus colaboradores.

Na sua elaboração são consideradas algumas regras: respeito ao anonimato dos respondentes; participação voluntária; apresentação dos resultados em uma linguagem gráfica para facilitar a compreensão; compromisso das lideranças em agir construtiva e imediatamente, respondendo aos resultados da pesquisa.

Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

A decisão de se realizar uma análise do clima de trabalho gera, em toda a organização, uma expectativa de ações a serem implementadas pela direção. Isso contribuirá para identificar e conhecer as percepções – nos seus mínimos detalhes – sobre a relação de seus colaboradores com sua empresa, seus colegas e seus superiores.

Essa “fotografia” permitirá a empresa implementar ações onde é necessário intervir – de forma pontual – para incrementar melhorias na satisfação, no vínculo, no compromisso e nos resultados.

O Processo

As etapas a serem conduzidas na Pesquisa de Clima são as seguintes:

  • Fase I – Preparação:
    Reunião inicial para ajustes de expectativas, definição da equipe de projeto, entendimento da cultura da empresa, desenho da pesquisa, segmentação, questionário, conteúdo, forma, planos de comunicação, população, tipos de relatórios, cronograma, etc.
    Nesta fase, se necessário, a Compass realizará entrevistas individuais com algumas pessoas importantes na empresa, fará visitas nas áreas e/ou unidades de negócio bem como analisará planos e documentos para entender sua cultura e seus objetivos estratégicos.
  • Fase II – Execução:
    Aprovação da estrutura desenvolvida na Fase I, sensibilização e divulgação da pesquisa junto às mídias definidas, confecção e entrega dos questionários, aplicação da pesquisa, coleta dos dados (via papel ou via web).
  • Fase III – Tabulação:
    Processamento dos dados, tabulação, organização e análise dos dados, editoração dos relatórios e gráficos comparativos, elaboração da lista de sugestões na percepção da Compass.
  • Fase IV – Gestão do Clima
    Apresentação à Diretoria, às áreas e aos gestores, apoio na divulgação aos funcionários, na elaboração dos Planos de Ação (corporativo/área), no monitoramento das ações concretas e dos resultados bem como coaching para os gestores.
Os relatórios da Pesquisa de Clima Organizacional

O relatório entregue pela Compass fornece uma base consistente sobre a realidade da empresa percebida por seus colaboradores naquele momento. Apresenta de forma clara e objetiva as análises estatísticas, totalmente segmentadas e interpretadas.

Os relatórios fornecem informações de diversas formas, desde tabelas até gráficos objetivos, comparação com resultados passados (quando houver), pontos altos e pontos a desenvolver, transcrição de comentários qualitativos e de perguntas abertas, bem como recomendações da consultoria para a Gestão do Clima.