Compass

(11) 98369-7398 contato@compassconsult.com.br

Desenvolvimento e Retenção de Talentos

Para você me educar é preciso que você me encontre lá onde eu existo.
(Paulo Freire)

Desenvolvimento e Retenção de Talentos

O que é?

Identificar a qualidade do potencial dos recursos humanos de uma organização implica em promover o constante planejamento, gerenciamento e direcionamento. O objetivo é disponibilizar para a empresa um quadro de profissionais com maior prontidão para atender as estratégias atuais e futuras de seu negócio.

Objetivos

Obviamente, cada empresa buscará seus resultados dependendo de suas necessidades, cultura, momento e recursos disponíveis. A experiência da Compass mostra que a maioria dos Programas de Identificação e Desenvolvimento de Talentos passa por algum dos objetivos abaixo relacionados:

  • Dotar a empresa de critérios objetivos na identificação do potencial de seus recursos humanos, para melhor dimensionar o investimento a ser feito junto a estes.
  • Assegurar o suprimento das necessidades de pessoal da organização, através dos melhores potenciais disponíveis, com maior agilidade.
  • Reter os potenciais que se destacam a fim de evitar perda de talentos, descontinuidade no negócio e transferência de Know-how para o mercado/concorrência.
  • Promover ações concretas de desenvolvimento junto aos recursos humanos de interesse da organização para compatibilizar desempenho com a estratégia organizacional.
  • Assegurar que as necessidades de desenvolvimento de carreira dos funcionários com potencial sejam identificadas e administradas.
  • Dar suporte aos Planos de Carreira, Sucessão, Desenvolvimento e Movimentação Interna.
Metodologia

O Sistema de Identificação e Desenvolvimento de Talentos desenvolvido pela Compass envolve a análise do potencial dos recursos humanos a partir de fatores previamente definidos e compatíveis com a realidade organizacional. Essa etapa envolve a análise das competências da empresa, seus valores, princípios e os pré-requisitos de entrada no sistema.

Nossa estrutura de trabalho é bastante flexível, pois se trata do uso de sistemas de análise “personalizados” para o negócio de cada empresa, capaz de compreender as nuances particulares dos mercados em que se atua, dos clientes específicos atendidos, capaz de respeitar a cultura e os valores da organização e de ser flexível no prognóstico das possíveis modificações.

Algumas das etapas:

  • Levantamento de necessidades e definição de quais são as competências (conhecimentos, skills, atitudes) relevantes e ideais para o negócio da empresa e que nortearão todas as medidas de análise a serem aplicadas e os programas de desenvolvimento sugeridos.
  • Condução de Workshops para identificação de Avaliação de Potencial; entrevistas personalizadas e identificação do perfil pessoal.(Assessment)
  • Elaboração dos Relatórios Individuais e reuniões de feedback.
  • Projeção real dos planos de Desenvolvimento e Treinamento que serão empreendidos após a identificação e avaliação dos potenciais, definindo claramente as responsabilidades pertinentes a autogestão da carreira e quais serão os investimentos da empresa.