Análise e tomada de decisão
Executivos costumam se definir como tomadores de decisão. Eles crêem ser decisores, decididos e decisivos. Afinal de contas, não é o mundo empresarial um campo de decisões por excelência, e decisões postas à prova pelo mercado? O que é gestão senão analisar situações, estudar possibilidades, fazer escolhas e implementá-las? O que é a empresa senão um local onde impera a racionalidade, em prol da produção de bens e da prestação de serviços? Sob essa perspectiva, os processos de decisão no mundo corporativo deveriam ser simples, objetivos, eficientes. Nem sempre é o que vemos no mundo empresarial.
Mais do que nunca, individualmente ou em grupo, é necessário desenvolver boas práticas de tomada de decisão.
Neste Workshop, os participantes poderão perceber os limites das abordagens simplistas da decisão e adquirir métodos e ferramentas práticas para decidirem de forma ágil e eficaz.
Liderança
O que é ser líder? Quais as características de um líder? Quais as competências necessárias? O que determina o tipo de liderança? Todas essas respostas podem ser encontradas nesse workshop.
A Compass estimula os participantes a analisarem que tipos de liderança exercem e quais características podem ser aperfeiçoadas. Para aqueles que irão assumir uma nova posição de chefia, o profissional deverá utilizar outras competências e habilidades, diferentes do domínio e da experiência técnica.
Tudo isso poderá ser desenvolvido nesse workshop.
Gestão do Tempo
Administrar o tempo é um dos grandes desafios do mundo moderno. Será que aproveito bem o meu tempo? Por que falta tempo para realizar todas as atividades?
Este workshop da Compass convida o participante a fazer um diagnóstico sobre o uso de seu tempo que permite a reflexão sobre a forma que os profissionais utilizam esse recurso, contribuindo para equilibrar seus compromissos de negócios e vida pessoal.
Negociação e Gestão de Conflitos
Negociar é uma atividade que todos fazem tanto na vida pessoal como profissional. Negocia-se com clientes, fornecedores, bancos, equipe, família, etc.
Neste treinamento você aprende como lidar com negociações e como ter um melhor aproveitamento, garantindo resultados.
Comunicação Assertiva
Assertividade é a arte de defender o seu espaço vital sem recuar e sem agredir. É a capacidade de se firmar. De se posicionar. Ao longo de nossa vida passamos por vários tipos de situações que nos deixam constrangidos, indecisos, inseguros. Geralmente, para não ofendermos ou magoarmos alguém, ou até mesmo por termos dificuldades em ouvir ou dizer “não”, acabamos nos envolvendo em situações complicadas, ou que têm soluções difíceis.
Esse workshop irá contribuir com o desenvolvimento das pessoas para usar a assertividade a seu favor, para que o participante consiga lidar melhor com situações do gênero e se tornar uma pessoa mais segura e também mais próxima de alcançar seus objetivos. Sem contar que a assertividade potencializará sua autoestima.
Como falar em Público
Este treinamento orienta o participante sobre como se preparar para apresentar uma idéia e como se portar para que tenha sucesso. O palestrante estimula os participantes a fazer gravações em vídeo para que depois sejam avaliados. Ouvindo, vendo e percebendo é possível fazer mudanças significativas. Como dizia Confúcio: “O que eu escuto, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo”.
Gestão da Mudança
Essa competência passou a integrar a lista de competências a ser desenvolvidas em muitas organizações. Isso porque o mercado tem mudado muito, os concorrentes são rápidos em copiar, melhorar e/ou criar novas formas de fazer negócios. O mundo dos negócios está muito rápido e muito competitivo. Não se ajustar a ele ou não se adaptar é ser derrotado por antecipação.
A Compass desenvolveu um programa de Gestão da Mudança com base no que há de mais atual no mundo dos negócios, que ajudará os gestores a estruturar, gerir e a efetivar os processos de mudança.
Comunicação na Liderança
A comunicação com sucesso num contexto interpessoal é o fundamento da liderança. Os líderes admirados criam, mantêm e aprimoram seus relacionamentos profissionais através de uma comunicação de mão dupla eficaz. A comunicação é o caminho para a resolução de problemas numa relação ganha/ganha.
Este workshop destina a edificar aptidões de comunicação na liderança através da aplicação consciente de métodos de comunicação. Os participantes irão compreender como a comunicação deles afeta os outros; irão adaptar a comunicação a diferentes situações; desenvolverão aptidões de escuta apropriadas bem como irão selecionar o comportamento de influência mais efetivo.
Trabalho em Equipe
Neste treinamento, a Compass trabalha a interação das equipes para que a união das forças gere resultados significativos às corporações.
O programa pretende identificar os objetivos desejados, (com atividade em sala ou em ar livre), trabalhar os pontos necessários na equipe e criação de um plano de desenvolvimento (individual ou equipe).
O papel do líder Coach
Ser coach, segundo a origem da palavra, é ser técnico, preparador, treinador, instrutor que, respeitando o estilo e as habilidades do jogador, ensina jogadas e estratégias, ensaia, acompanha ações e avalia os resultados. O objetivo do “coach”, portanto, é treinar o atleta corporativo de uma maneira individual, pessoal. O trabalho do coach é ajudar a fortalecer habilidades, recursos que o “coachee” já possui.
Este módulo contribuirá com o desenvolvimento do líder na gestão de relacionamentos e conflitos, facilitará processos de mudanças, aumentará a qualidade de vida no trabalho, desenvolverá sua equipe e disseminará novas ferramentas de gestão.
Feedback como ferramenta de gestão
Segundo Profa. Fela Moscovici, “O autoconhecimento só pode ser obtido com ajuda dos outros, por meio de feedback, o qual precisa ser elaborado para a auto-aceitação de componentes do eu cego.”
Essa ajuda manifestada pela escritora está sob a responsabilidade da liderança, pois cabe a ela cumprir o papel de gestor de pessoas e de agente de mudanças.
Os participantes irão desenvolver suas habilidades para dar e receber feedback, utilizá-lo como um instrumento de gestão e de desenvolvimento de pessoas bem como ser preparados para incorporar essa ferramenta no dia a dia de sua gestão.
Como desenvolver e reter talentos
As pessoas talentosas não são apenas “profissionais do conhecimento”. São agentes livres, capazes de trazer enorme valor às empresas das quais fazem parte. E elas sabem disso. As empresas que almejam maximizar o valor do talento devem agir de maneira radicalmente nova.
O foco deste módulo é apresentar um plano completo para potencializar o talento de maneira que agregue valor ao negócio.
O participante descobrirá por que é necessário mais do que altos salários para atrair o talento, como os gestores lidam com subordinados talentosos e como monitoram sua performance.
Gestão do desempenho
O termo “gestão” é muito mais abrangente que “avaliação”. Avaliar desempenho é apenas uma etapa do processo de “Gestão do Desempenho”. A Compass desenvolveu uma metodologia que privilegia uma visão estratégica sobre essa prática empresarial. Gerenciar desempenho pressupõe fazer gestão de pessoas, envolvendo uma análise sistemática da performance do profissional, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Neste módulo de treinamento iremos propiciar a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos desta ferramenta de gestão de pessoas bem como permitir a adoção de estratégias que contribuam efetivamente para a consecução dos objetivos organizacionais.